Curadoria____ Andréa Hygino, Isabel Carvalho, Paulo Farias e Emmanuele Russel
Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc, apresentam
de 05.abril a 16.maio de 2021
Águi Berenice
Ana Bia Novais
Ana Brito
Andiara Lourenço
Bia Gonçalves
Carinne Lira
Carla Santana
Claudia TS
Cynthia Dias
Ingrid Lemos
Karine de Souza
Kimera Moreira
Layla Werneck
Lolly
Mayara Velozo
Melissa Anselmo
Monique Rodrigues
Monique Serenado
Myllena Araujo
Roberta Vaz
Silvana Marcelina
Silvia Schiavone
Talita Nascimento
Tâmisa Pereira
Thaís Basilio
Thaís Iroko
Vanessa Guida
Virna Bemvenuto
Yaya Ferreira
_artistas participantes
.resistir.
A proposta curatorial aqui apresentada foi elaborada a partir das pesquisas e discussões trazidas pelas artistas participantes da mentoria durante esses 2 meses. O contato entre produções tão distintas gerou seus próprios atravessamentos, conexões e costuras poéticas. Nesse processo construído de forma coletiva ficou evidente que cuidávamos de uma mesma necessidade, RESISTIR.
Em tempos de pandemia e desgoverno, o trabalho de cada uma dessas artistas não foge a essa vontade. Nessa mostra as vivências enquanto mulheres, periféricas/suburbanas e artistas se materializam em exercícios de resistência ao sexismo, à exclusão territorial, à desvalorização da prática artística, aos silenciamentos.
Divididos em três eixos, os trabalhos expostos refletem atos de resistência diante de um olhar cuidadoso sobre as urbanidades, identidades e afetividades.
Textos curatoriais por Andréa Hygino.
.identidades
A busca e a construção de si enquanto pessoa única e a criação de uma identificação coletiva/partilhada parecem termos indispensáveis aos trabalhos reunidos neste grupo. As artistas tomam o lugar da enunciação, reivindicam o direito de fala e criação de suas próprias narrativas ao lançar mão de imagens sobre o feminino, ancestralidade, raça, gênero e territorialidade.
Suturas Impressas (2020/2021)
livro instalação - madeira, acetato, linhas, papel e objetos
Vanessa Guida
.afetividades
Processos de criação que habitam o campo dos afetos, desde o auto-acolhimento à construção das redes de apoio, dos laços familiares/ancestrais aos grupos de luta social e política; da casa à comunidade. Frente à violência que ameaça a integridade de corpos periféricos, femininos, os lugares de afeto, pertencimento e cuidado são necessariamente fontes que alimentam a luta, a resistência e manutenção da vida.
Era dourada (2021)
intervenção fotográfica com impressão em tafetá estilo bandeira
100x70cm
Karine de Souza
a obra Baba Vovó é interativa. Clique no play para ouvir o áudio que complementa a imagem.
Caso seja necessário, você pode acessar o texto do áudio clicando aqui
urbanidades.
Pertencer às periferias, habitar as bordas, implica em experiências efetivas de trânsito pela cidade. Tomando esta chave de leitura veremos trabalhos que articulam saberes a respeito da mobilidade pública, configurações (sub)urbanas, exclusão, violência. Bem assim, corpos que cruzam territórios, percorrem longas distâncias em direção aos seus locais de trabalho, formação, lazer e cultura, se apropriam da cidade - à força - e encontram seu ato mais resiliente no movimento de retorno.
Passageiro (2021)
instalação assemblage
escultura em cerâmica, tecido de algodão e cana de açúcar
dimensões variáveis
Thaís Basilio
Desvios em Trânsito (2021)
fotografia digital com celular, colagem digital e bordado
24 imagens de 15x7,5 cada | Tamanho total de 60x45 cm
papel matte e linha de crochê sobre foam
Ana Bia Novais
Muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (2021)
Colagem manual com bordado
44cm x 32cm
Ana Brito
Ritual para adiar nosso fim (2021)
vídeo-performance
25'48"
filmagem e edição: Carla Villa Lobos
Thaís Iroko
Apoio Realização Patrocínio
Ficha técnica
Andréa Hygino e Isabel Carvalho
Professoras/Mentoras
Paulo Farias
Produtor executivo
Emmanuele Russel e Marianna Botelho
Assistentes de produção
Thaís Monteiro
Fotografia
Evo Mídia & Produções
Captação e transmissão de imagens
Everaldo Pio
Cenografia
Agradecimentos especiais
Fine Art Rio, Paço Imperial e Instituto Evoé.